O cliente olha onde pisa
Por Studio Fabra
11 de março de 2025
Escolher o piso adequado para uma loja é fundamental. Estética e preço são fatores decisivos, mas não devem ser os únicos a serem analisados. Muitos projetos não chegam a resultados satisfatórios porque apenas determinados fatores foram levados em consideração isoladamente.
Há algum tempo venho comentando sobre as alternativas disponíveis no mercado utilizadas com maior frequência. E nestas análises, dentre os diversos materiais comercializados, os pisos porcelanatos aparecem como os especificados e utilizados com maior frequência.
Na fase de projeto em que os materiais estão sendo definidos, itens como segurança e manutenção não podem ficar de fora das análises. A questão econômica (preço) é importante, mas deve ser conciliada com outros aspectos como a adequação do material com o conceito da loja – alinhamento com o produto e público-alvo da loja. E os porcelanatos tem se mostrado versáteis como matéria prima para arquitetos e designers de varejo. Com criatividade e critério, tem sido possível atingir ótimos resultados.
A grande variedade de cores, texturas e atualmente grandes formatos, é o que tem atraído os especificadores para a escolha de pisos porcelanatos. Sendo este boom impulsionado pela alta qualidade dos produtos. Neste ponto os produtos nacionais não ficam devendo em nada aos importados, estando em pé de igualdade em bom gosto e qualidade.
Adequação das cores e tonalidades do piso com o restante dos materiais de acabamento e iluminação são fundamentais. Resistência e facilidade de manutenção também são importantes, pois o varejista deve otimizar o emprego do mínimo de tempo e recursos disponíveis.
Uma tendência que vem se confirmando são as peças de pequena espessura (em torno de 4 milímetros) e grandes formatos (podem chegar a medir 3 metros de comprimento por 1 de largura). São produtos que já estão sendo produzidos no Brasil, com tecnologia que permite, além de grande economia de energia e material na fabricação dos pisos, uma grande vantagem na aplicação sobre revestimentos já existentes (piso sobre piso).
O porcelanato é fabricado com misturas de porcelana e outros minerais que são levados a altíssimas pressões de compactação e temperaturas de cozimento (muito superiores às dos pisos cerâmicos convencionais), produzindo peças mais densas, resistentes e com índices de absorção de água próximos a zero. Os principais acabamentos de superfície são os polidos, que apresentam uma camada de brilho, e os chamados naturais, que apresentam um acabamento fosco. No processo de fabricação as peças podem ter as bordas com acabamento bold, com arestas um pouco arredondadas, ou retificado, com bordas cortadas em ângulos retos, o que possibilita o uso de juntas (rejuntes) mínimos.
O porcelanato, por suas características de maior resistência e versatilidade, e, por estar em maior evidência pelo avanço na tecnologia de sua fabricação, leva vantagem em relação aos pisos cerâmicos no uso em espaços comerciais.
Para manter o aspecto e a qualidade de ambos os pisos, devem ser tomados alguns cuidados básicos como não utilizar produtos de limpeza que contenham ácidos, para evitar reações químicas inesperadas tanto com as camadas superiores do piso quanto com os materiais de rejuntamento. Para isto existem produtos apropriados (normalmente com base em detergentes neutros), recomendados nos manuais de instalação e especificação de cada fabricante.
Tanto na escolha de pisos cerâmicos quanto na escolha dos porcelanatos, os varejistas e os profissionais que os assessoram devem ter em mente que o uso de revestimentos com superfícies com brilho – mesmo que valorizem a iluminação – apresentam desgaste desta superfície esmaltada, principalmente nos caminhos delimitados pelo fluxo dos clientes no interior da loja, isto é, pelos locais onde normalmente os clientes circulam (corredores e frente de caixas por exemplo) o piso perde a camada de brilho e fica embaçado em relação às áreas onde a circulação é menor. Nestes casos a adoção dos porcelanatos naturais é indicada.
Outro detalhe importante na conservação dos pisos é a utilização, sempre que possível, de rodízios sob o mobiliário. De forma a facilitar a movimentação do mobiliário dentro da loja, devem ser preferencialmente com rodinhas de silicone ou borracha macia e freios para evitar que, caso arrastados, arranhem os pisos.
Vale a pena reafirmar a importância da assessoria de profissionais na especificação e de mão-de-obra com experiência para instalação do piso escolhido. Para cada tipo de varejo, cada conceito criado, estratégia comercial e orçamento, haverá um tipo de piso mais adequado. Para cada tipo de piso, tamanho, acabamento e tonalidade, haverá uma forma de instalação específica.
Como a quantidade de alternativas de materiais é enorme, em próximos artigos abordaremos outras possibilidades para pisos e suas características.